Bom dia!
Irmãos, leiam o texto que segue.
MINISTÉRIO DO LEITOR NA LITURGIA Uma arte original A leitura dos textos bíblicos é diferente da leitura pública corrente. É que o leitor não diz a sua palavra, mas a de Deus. Escrevia D. Bonhöfer:
“Bem depressa nos aperceberemos de que não é fácil ler a Bíblia aos outros. Quanto mais a atitude interior perante o texto for de despojamento, humildade, objectividade, mais adequada será a leitura… Uma regra que se deve observar para ler bem um texto bíblico, é nunca se identificar como o “eu” que lá se exprime. Não sou eu que me irrito, que consolo, que exorto, mas Deus. Por certo que daí não resultará que eu leia o texto num tom monótono e indiferente; pelo contrário, fá-lo-ei sentindo-me eu próprio interiormente comprometido e interpelado. Mas a diferença entre uma boa e uma má leitura surgirá quando, em vez de tomar o lugar de Deus, eu aceitar muito simplesmente servi-Lo.”

E ainda,  como ministros leitores , a proclamação deverá partir do coração.

  • LER:
Fazer a leitura significa ir à frente, ler o que está escrito, para informação minha e da comunidade. Ou no pior dos casos, é apenas uma formalidade: celebração supõe leitura, alguém deve fazê-la; pouco importa se os presentes entenderam ou se foram tocados pelo que ouviram.
  • PROCLAMAR:
Proclamar a Palavra é um gesto sacramental. Coloco-me à serviço de Jesus Cristo que, através da minha leitura, da minha voz, da minha comunicação… quer falar pessoalmente com seu povo reunido. Cristo “presente está pela sua Palavra, pois  é ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja” (SC, 7).

Ministros e Ministras da Palavra:

  • Leitura não é aula, não é informação, não é noticiário!…
  • Leitura é Jesus Cristo presente com seu Espírito, falando na comunidade, anunciando o Reino, denunciando as injustiças, convocando a comunidade para a renovação da Aliança, a conversão, a esperança, a ação…
  • Se fosse pelo conteúdo da leitura apenas, poderia ser mais interessante cada pessoa ler sozinha num folheto ou na Bíblia! Mas não….
É evidente que o leitor (a) deverá meditar muito a leitura, em casa, para ser ministro da Palavra. Ele deverá, de alguma maneira, “sumir” diante do Cristo a quem empresta sua voz e seu jeito de se comunicar!
  • O leitor é também ouvinte: enquanto proclama a Palavra, ele também presta atenção para perceber o que o Espírito está dizendo à Igreja, naquele dia.
  • A leitura litúrgica é um acontecimento comunitário-sacramental. Jesus Cristo fala à comunidade reunida pela mediação do leitor (a). E o Espírito está presente na pessoa que lê e está atuante também nos ouvintes para que acolham a Palavra em suas vidas. Os ouvintes devem ouvir, escutar e acolher a Palavra. Ouvem as palavras proclamadas pelos leitores, e têm os olhos fixos neles para não perderem nem uma vírgula, nem um sinal daquilo que é anunciado!
  • PARA CONCLUIR
  • 11 Conselhos bem simples e que devem ser colocados em prática em nossas celebrações:
  • 1- Ler a leitura antes, em voz alta e várias vezes. Ler para entender o seu sentido, e para ver que entonação se deve dar a cada frase (onde estão os pontos e as vírgulas.) Verificar se há palavras difíceis e qual a sua correta pronúncia.
  • 2-Estar preparado e aproximar-se do ambão no momento oportuno, isto é, não quando se está a dizer ou a cantar outra coisa. Procurar não vir de um lugar distante da igreja; se for necessário, deve aproximar-se DISCRETAMENTE, antes do momento de subir.
  • 3-  Quando estiver diante do ambão, deve-se ter em conta a posição do corpo. Não leia com as mãos nos bolsos, ou atrás das costas, ou com as pernas cruzadas…
  • 4-  Colocar-se à distância adequada do microfone para que a comunidade ouça bem a proclamação da palavra. Não começar, portanto, enquanto o microfone não estiver ajustado à sua medida. E LEMBRE-SE: os ruídos que se fazem diante do microfone são ampliados!!!!
  • 5- Não começar a leitura sem que haja silêncio absoluto e as pessoas estejam realmente atentas.
  • 6-  LER DEVAGAR! O principal defeito dos leitores costuma ser precisamente esse: ler depressa.
  • 7-  Há que manter um tom geral de calma; ler fazendo pausas nas vírgulas e pontos; Fazer uma pausa mais longa antes de dizer “Palavra do Senhor” (escutar a resposta da assembléia e voltar ao lugar)
  • 8- VOCALIZAR, ou seja, remarcar cada sílaba, mover os lábios e a boca, não atropelar a leitura. SEM TEATRALIZAR!!
  • 9- Não baixar o tom nos finais de frase. As últimas sílabas de cada frase têm que se ouvir tão bem quanto as demais.
  • 10- Procurar ler com a cabeça levantada. O tom de voz será mais alto e, portanto, mais fácil de captar. (lembre-se da posição do microfone)
  • 11-Antes de começar a leitura, olhar a assembleia. No final dizer “Palavra do Senhor”, olhando a assembleia.
Fonte: http://gruposagradocoracao.blogspot.com.br/p/formacao-leitores.html