Como teve início o Apostolado do Oratório em Maringá e na Catedral Nossa Senhora da Glória?

Durante seu Pontificado, São João Paulo II procurou animar insistentemente a todos os cristãos num esforço por uma Nova Evangelização. Infelizmente, vê-se que o mundo moderno, embevecido pelas conquistas tecnológicas, coloca o amor a Deus e a prática da Religião em último lugar. Infelizmente, em muitos lugares, o esforço de renovação espiritual, nos dias atuais, deve ser dirigido aos próprios cristãos! Neste sentido, o Apostolado do Oratório, Maria Rainha dos Corações tem por meta principal  – em todo o Brasil e em vários países – cooperar com os Bispos no esforço evangelizador. Busca trabalhar, sobretudo, com os católicos não-praticantes, buscando beneficiar não somente os indivíduos, mas as famílias.

Quem fundou e promove o Apostolado do Oratório é a Associação Arautos do Evangelho, bastante conhecida em nossa cidade e região por seus trabalhos apostólicos.

Na Arquidiocese de Maringá o Apostolado do Oratório teve início por volta do ano 2001 graças ao apoio inestimável de Monsenhor Antônio de Pádua Almeida, então Pároco na Paróquia do Divino Espírito Santo. Na ocasião foi realizado um trabalho de visitação na Paróquia, para a formação de grupos de reflexão. Uma região relativamente difícil, por ser composta principalmente por edifícios residenciais. Paralelamente, a presença do Oratório nas famílias visitadas em várias regiões da Paróquia – inclusive, com a celebração de Missas, tornou o trabalho muito mais frutuoso, sendo que muitos visitadores reconheceram como um favor de Maria Santíssima o sucesso da formação dos Grupos, que até hoje funcionam.

Na Paróquia Catedral Nossa Senhora da Glória, este apostolado teve início no ano 2004 e conta atualmente com 14 Oratórios visitando inúmeras famílias (além de muitos outros que circulam nas casas de comércio).

Obviamente, a região central da cidade – formada por edifícios residenciais e por inumeráveis estabelecimentos comerciais têm também desafios específicos para a Evangelização. Foi com grata surpresa que os Coordenadores do Oratório da Paróquia Catedral perceberam, já no ano 2005 a grande apetência dos estabelecimentos comerciais em receber a visita da estampa do Imaculado Coração de Maria que está incrustada no Oratório. Muitos comerciantes não são católicos – mas os seus funcionários o são! E, com isso, perceberam o bem espiritual que a visita do Oratório proporciona no ambiente de trabalho, etc. Inclusive, são referenciados muitas graças recebidas, envolvendo a presença do Oratório que vivamente representa a presença da Mãe de Deus naqueles ambientes.

Enfim, o Apostolado do Oratório, têm muito orgulho em fazer parte e contribuir, mesmo que modestamente com os objetivos da Evangelização atual, seguindo os conselhos de nossos Pastores por nossos Pastores, sobretudo do Papa Francisco, quando nos convida a sermos uma Igreja Missionária!

Que Nossa Mãe Santíssima nos conceda esta imensa graça de continuar a colaborar – com entusiasmo sempre renovado – com os esforços por uma Nova Evangelização.

Apostolado do Oratório – Paróquia Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

Maria Jandira Campanholi dos Santos – Coordenadora Paroquial dos Oratórios