
Reflexão: Solenidade de Pentecostes – Ano C
“Jorrarão rios de água viva”
A solenidade de Pentecostes celebra o início da Igreja missionária que, guiada pelo Espírito Santo, vai até os confins da terra levando a Palavra de Deus e anunciando o Seu Reino.
A primeira leitura dos Atos dos Apóstolos apresenta os discípulos reunidos no mesmo lugar, marcando a unidade entre eles. Ao receberem o Espírito Santo, Lucas diz que eles falavam cada um na sua língua e todos compreendiam. Eram pessoas de diferentes culturas e raças, mas se entendiam, porque a linguagem falada por aqueles que recebem o Espírito Santo é a linguagem do amor e todos, em qualquer parte do mundo, vão entender essa linguagem. O Espírito capacita os discípulos para anunciar as maravilhas de Deus na sua própria língua, para que todas as pessoas possam compreender. Pentecostes é isso: o entendimento dos povos em torno da Palavra de Deus.
No Evangelho, Jesus adentra o lugar onde os discípulos se encontravam reunidos e, ao se colocar no meio deles, deseja-lhes a paz. Dessa forma, Ele demonstra que precisa ser o centro das suas vidas, rompendo qualquer isolamento e afugentando todo o medo, Ao mostrar as marcas de Suas mãos e de Seu lado, reafirma a Sua presença e sopra sobre eles o Espírito Santo, os renovando para a missão. É a Igreja missionária que nasce e está pronta para se expandir até os confins da terra.
DIÁCONO SÉRGIO CARRARO
Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Marialva.
Publicado na Revista Maringá Missão, edição 306 – Junho/2025.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.