A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, abriu na sexta-feira, 1º de outubro, a Semana Nacional da Vida.   A Semana tem como tema “Família Santuário da Vida”, resgatando as reflexões da carta encíclica de São João Paulo II Evangelium Vitae. 

Segundo dom Ricardo Hoepers (presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB), o tema “Família santuário da Vida” aplicado sobre uma lousa verde com a palavra vida em destaque, envolvendo um telhado que  cobre a cruz,  formando a casa que é a Igreja doméstica, é “sinal de esperança para a Igreja Família de famílias, isto é, nossa comunidade eclesial representada pela cruz (sinal do maior amor de Deus por nós).  Esta imagem remete a grandeza de Deus na criação e na partilha do seu amor trinitário. Deus convida toda família a ser seu Santuário! Promover, Defender e Cuidar da vida é uma verdadeira escola, por isso devemos reconhecermos os traços do amor de Deus na lousa da história das famílias, para que a Vida seja sagrada, inviolável e se respeite toda sua dignidade, desde a concepção até seu fim natural.  A proposta, é que os fiéis comecem cuidando da vida a partir de suas casas e famílias. “Cuidando da criança que está no ventre, das crianças nascidas, jovens, idosos, pessoas com deficiência. Precisamos reconhecer a sacralidade deste dom divino que é o dom da vida”. Acreditar no Santuário da Vida, celebrado na Semana da Vida, é fortalecer a Igreja doméstica como um santuário onde a vida, em primeiro lugar, precisa ser valorizada.

Nossa paroquia Catedral Nossa Senhora da Glória tem buscado estreitar o vínculo entre família e vida.  As celebrações que ocorrerem entre 1º a 7 de outubro terão como intensão a defesa da vida, com gestos de alegria e de esperança.

No dia do Nascituro, dia 08 de outubro, cujo tema proposto foi retirado do Salmo 127: “Os filhos são Bênçãos do Senhor” teremos uma missa às 18h30hs para rezarmos e pedirmos pela proteção das vidas vulneráveis e indefesas e também uma benção aos casais grávidos e para os que desejam engravidar. Este dia celebrado no final da Semana Nacional da Vida deste ano, é um grande destaque deste período. “Neste dia recordamos os filhos que ainda estão no ventre de suas mães e não nasceram. Os filhos que estão crescendo e se desenvolvendo”,.

A motivação é que esta seja uma semana “em que nossa voz ecoe pelo mundo inteiro dizendo que a vida vale a pena, é dom de Deus e, na família, santuário dessa vida, onde ela cresce, se desenvolve, onde é cuidada, queremos mostrar que é possível acolher, amar com ternura, com generosidade todos aqueles que estão vulnerabilizados, esquecidos, excluídos, porque a vida é também essa partilha de solidariedade e de amor para com todos”.

FONTE: CNBB