Que grande alegria, após dois anos, iniciamos a Semana Santa reunidos com muita fé!

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, neste dia a Igreja faz memória da entrada de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém. Os ramos, que trazemos nas mãos, significam que reconhecemos Jesus como o Messias de Israel, prometido por Deus, o nosso Rei. Significa também que nos dispomos a segui-lo.

Na Catedral a programação começou às 9h30 com a benção e procissão dos Ramos, e logo após foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Frei Severino Classen.

O Domingo de Ramos é uma prévia do Tríduo Pascal (quinta, sexta e sábado). O Evangelho do dia é o mesmo da Sexta-feira Santa, assim como o vermelho usado pelos sacerdotes no Domingo de Ramos e na Sexta-feira da Paixão, que simboliza o fogo, amor, paixão e o sangue do sacrifício.  A Liturgia Eucaristia recorda a Quinta-feira Santa e os cânticos são um prenúncio do sábado.

Inicia o ato litúrgico da Semana Santa dizendo “Hosana!” E culmina mais tarde com a Sexta-feira Santa dizendo “crucifica-o!”. Ou seja, o Domingo de Ramos nos faz meditar e lembra que Jesus é Rei, mas entra na Cidade Santa para ser flagelado, insultado e ultrajado; entra para receber uma coroa de espinhos, uma vara, um manto de púrpura, a sua realeza será objeto de escárnio; entra para subir ao Calvário carregado em uma madeira. Jesus entra em Jerusalém para morrer na Cruz.

COLETA DA SOLIDARIEDADE DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Também no Domingo de Ramos é realizada a Coleta da Solidariedade, ação da Igreja Católica do Brasil, em virtude do encerramento da Campanha da Fraternidade 2022.

Os recursos arrecadados são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha. O gesto concreto na Arquidiocese será destinado aos projetos de Educação nas paróquias (cursos profissionalizantes, educação infantil, musicalização, reforço escolar entre outros).

Todos os anos a Campanha da Fraternidade escolhe um tema para ser refletido e desta vez, a reflexão foi impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco e tem como “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).