Na Liturgia deste Domingo, veremos que falar da ascensão é falar da vida eterna, destino do ser humano, resultado de uma vida comprometida, até o fim, com os valores do Reino: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1).

Ascensão é, também, o modo de falar do mistério de Deus; é coroamento, prêmio de uma vida entregue por amor. Celebrar a ascensão é viver a solenidade de uma vida nova, assim como festejamos momentos importantes na vida e na sociedade. Cristo não nos é tirado, mas exaltado, glorificado. Desapareceu da nossa vista para ser agora visível em nós (testemunhas), para falarmos Dele com a nossa vida, pois a finalidade do Projeto do Reino de Deus é que “Cristo seja tudo em todos” (Cl 3,11).

A glória de Deus é que o ser humano seja pleno de vida. A Parusia não é a volta de Jesus ausente, é manifestação de Jesus presente na Comunidade e em cada um de nós. Haverá uma data? Jesus responde que a vinda do reino não será por ‘mágica’, mas que a preocupação não deve ser com o tempo e sim com a vivência da fé: “Sereis minhas testemunhas”, isto é, não viver a fé de forma passiva, devemos estar atentos à realidade que nos circunda, viver com responsabilidade frente aos desafios do mundo. A vinda gloriosa, teofania, manifestação de Deus, ocorrerá quando fizermos a experiência do encontro com seu amor; a experiência do encontro com Deus será encontro que salva, educa, cura, transforma nossa vida para melhor.

Na primeira encarnação, por meio de Maria, vemos, nos Evangelhos, as ações de Jesus, Deus age num ‘Corpo Físico’. Agora, a partir da ascensão, vivemos o início da segunda encarnação. Agora a manifestação de Deus ocorre não mais num ‘Corpo Físico’, mas no ‘Corpo Místico’ que é a Igreja. Nasce, assim, a missão salvadora da Igreja, nossa missão, e, como diz o Apóstolo Paulo: “Agora já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Jesus continua a nos ensinar pelo mistério da Igreja.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

Pe. Leomar Antonio Montagna
Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR