Jesus chama os pecadores e comunga com eles

Na Liturgia deste Domingo, X do Tempo Comum, veremos, na 1ª Leitura(Os 6,3-6), que, por meio do profeta Oséias, Deus nos pede atitudes de vida que demonstrem nossa conversão e nosso compromisso. Deus não se deixa enganar por uma conversão superficial e passageira; o que Ele quer é mudança radical que se expresse numa prática de vida e não em simples ato de culto.

Na 2ª Leitura (Rm 4,18-25), o Apóstolo Paulo nos apresenta o exemplo de Abraão, dizendo que não foram suas obras que o tornaram modelo para nós, mas sua adesão total e incondicional a Deus e aos seus projetos.

O Evangelho(Mt 9,9-13) narra o chamado de Mateus e a refeição de Jesus com os pecadores. Vemos que Jesus tem atitudes de misericórdia com os pecadores. Ele as convida para fazerem parte de sua comunidade. Mateus era um cobrador de impostos para as autoridades romanas, por isso, era discriminado, um excluído da vida social e religiosa. Jesus, ao chamá-lo, mostra que sua missão é reunir e salvar aqueles que a sociedade rejeita como maus. E nós, impedimos ou facilitamos o acesso a Jesus? Como tratamos as pessoas? Nos colocamos como juízes? Temos preconceitos?

Jesus chama os pecadores e comunga com eles. Com seu gesto, imprime nova atitude religiosa, está nos dizendo que as pessoas precisam de saúde, misericórdia e perdão, que Deus é mas amor, perdão, remédio. Jesus aceita a pessoa não só depois que se converteu e se esforçou para ser bom, mas enquanto ainda está a caminho e é pecador. Jesus perdoa para que se converta, mas o perdoa para que, amado, possa converter-se.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.