†Na Liturgia deste Domingo, veremos, na 1ª Leitura (Is 61,1-2a.10-11), uma declaração de alegria pela boa notícia de salvação, prometida por Deus. Os que haviam retornado do exílio estavam desanimados e sem esperança, então, o Profeta prega o fim dos sofrimentos e um novo programa de vida.

Na 2ª Leitura (1Ts 5,16-24), o Apóstolo Paulo nos apresenta quais são as atitudes diante das perseguições e dificuldades: maturidade, alegria e compromisso com a causa do Reino. Ele nos diz que a pessoa como um todo, tem sua realização na comunidade que tem como fundamento o próprio Cristo Jesus.

No Evangelho (Jo 1,6-8.19-28), vemos que os judeus exigem que João Batista se identifique. Ele se apresenta como precursor, pedindo que o povo se prepare para receber o Messias. A missão de João Batista é a mesma da Igreja: anunciar o Messias e denunciar o que contradiz o Reino de Deus. Ele representa todas as pessoas iluminadas, cheias de Deus, que apontam saídas e esperança aos que querem desistir do caminho do bem.

João Batista pregava uma mudança – arrependimento. Deus pode destruir Israel e criar um novo povo para si, e ele o fará, se Israel não se arrepender. João dizia que todos precisam mudar.

O batismo de João era sinal de arrependimento individual e pessoal. O perdão e a conversão seriam a poupança do castigo futuro. João foi preso e decapitado porque tinha ousado falar em público também contra Herodes. João não ocupa o lugar de Jesus, ele é simplesmente seta, indica o caminho, sai de cena discretamente: “Convém que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Qual é também o nosso papel frente à realidade que nos cerca?

A Igreja chama este 3° Domingo do Advento de domingo do ‘Alegrai-vos’. Recebe este nome pela primeira palavra em latim da antífona de entrada, que diz: “Gaudéte in Domino semper: íterum dico, gaudéte” (Estai sempre alegres no Senhor, repito, estai sempre alegres, Fl 4,4.5). Esta alegria nos vem porque o Senhor está próximo!

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

Pe. Leomar Antonio Montagna
Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR