O Papa Francisco está realizando sua 33ª Viagem Apostólica e, nesta viagem, o lema é “Sois todos irmãos”.
Por isso, no dia de hoje, 06-03-2021, já no Iraque, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa na Catedral Caldéia de São José em Bagdá (capital do Iraque).
O Papa iniciou sua homilia dizendo que: “Para o mundo, quem tem menos é descartado e quem tem mais é privilegiado; para Deus, não: quem tem mais poder é sujeito a um exame rigoroso, enquanto os últimos são os privilegiados de Deus”.
E continuou dizendo que tal afirmação provém do próprio JESUS que, no Sermão da Montanha (Bem-Aventuranças Mateus 5, 1-48), deixa claro que “…os pobres, os que choram, os perseguidos são declarados bem-aventurados”.
Também enfatizou que: “Para Deus não é maior quem tem, mas quem é pobre em espírito; não quem pode tudo sobre os outros, mas quem é manso com todos; não quem é aclamado pelas multidões, mas quem é misericordioso com o irmão.”
Ensinou ainda que “Para se tornar bem-aventurado, não é preciso ser herói de vez em quando, mas testemunha todos os dias. O testemunho é o caminho para encarnar a sabedoria de Jesus. É assim que se muda o mundo: não com o poder nem com a força, mas com as Bem-aventuranças”.
Com evidente desejo de que a paz coloque fim à violência, ao terrorismo e a todas as dificuldades existentes no país e na região e que tanto fazem sofrer a minoria católica que lá está, o Papa aconselhou e ressaltou que: “Nem a fuga nem a espada resolveram coisa alguma. Ao contrário, Jesus mudou a história. Como? Com a força humilde do amor, com o seu paciente testemunho. O mesmo somos nós chamados a fazer; assim Deus realiza as suas promessas.”
Rezemos para que o Papa, como verdadeiro mensageiro da paz, consiga semear as sementes do respeito e da convivência fraterna entre muçulmanos, judeus e cristãos.

J.L.

Fonte dos trechos da Homilia citados neste post:    https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/papa-francisco-missa-bagda-testemunhas-promessas-sabedoria.html