Domingo, dia 31 de julho de 2022, foi realizada a leitura da Síntese Sinodal na Arquidiocese de Maringá, como encerramento da etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade, cujo tema é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A etapa arquidiocesana do Sínodo teve início em maio, nas 59 paróquias. O resultado do processo – que também contempla a escuta de representantes da sociedade civil organizada e lideranças de outras denominações religiosas – foi compilado em uma síntese de dez páginas.

O documento lido durante celebração com o Povo de Deus na Catedral teve a participação das equipes de escuta das paróquias, membros do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora (CAAE), coordenadores dos Conselhos de Pastoral das paróquias (CPPs), padres, diáconos, seminaristas, representantes do Conselho Nacional do Laicato (CNLB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), na Arquidiocese de Maringá.

Posteriormente, o documento foi encaminhado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e depois ao Vaticano. O processo sinodal teve início em outubro de 2021, no Vaticano.

Em outubro de 2023 será realizada a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a que se seguirá a fase de execução, que envolverá novamente as Igrejas particulares.

Acesse o link abaixo do registro das fotos da celebração:

https://www.flickr.com/gp/arquidiocesedemaringa/U40Ef22pD8