Dia 12 de fevereiro às 14h30, a Região Pastoral Catedral se reuniu na paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, para a Formação da Campanha da Fraternidade, ministrada pelo Pe Leomar Antônio Montagna. Este ano o tema da CF é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). A formação foi organizada pelo Movimento Cursilhos de Cristandade e a Pastoral da Educação da Arquidiocese de Maringá. Estiveram presentes membros das lideranças pastorais da arquidiocese de Maringá, incluindo-se os membros do Conselho Pastoral da Paróquia Catedral.

Na apresentação do texto-base da campanha, Pe Leomar aproveitou a oportunidade para falar sobre o objetivo da Campanha da Fraternidade: “A Campanha da Fraternidade é uma proposição pastoral da Igreja no Brasil há quase 60 anos. Ela acontece durante o período quaresmal com o apelo de que nós possamos encarar a conversão a partir das realidade em que estamos inseridos. Por isso, a cada ano, temos um novo tema”…. “A Quaresma é um tempo favorável para a conversão do coração, tem como propósito ser um caminho para os cristãos viverem a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal, rumo à solidariedade de um problema concreto da sociedade brasileira”.

Ao iniciar o debate sobre o tema escolhido para 2022 pela CF, Pe Leomar explicou o porquê de se fazer uma Campanha da Fraternidade sobre educação: “…O processo educativo faz parte da vida de todos….. Saber que educar é uma tarefa com potencial para transformar a sociedade..”, concluiu. 

A apresentação do texto-base afirma que a realidade da educação interpela e exige profunda conversão de todos. “Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania. Convida a todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz”, diz um trecho. A Igreja no Brasil, ao aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade, propõe uma reflexão que impulsiona o Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”.