Dia 12 de fevereiro às 14h30, a Região Pastoral Catedral se reuniu na paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier, para a Formação da Campanha da Fraternidade, ministrada pelo Pe Leomar Antônio Montagna. Este ano o tema da CF é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). A formação foi organizada pelo Movimento Cursilhos de Cristandade e a Pastoral da Educação da Arquidiocese de Maringá. Estiveram presentes membros das lideranças pastorais da arquidiocese de Maringá, incluindo-se os membros do Conselho Pastoral da Paróquia Catedral.
Na apresentação do texto-base da campanha, Pe Leomar aproveitou a oportunidade para falar sobre o objetivo da Campanha da Fraternidade: “A Campanha da Fraternidade é uma proposição pastoral da Igreja no Brasil há quase 60 anos. Ela acontece durante o período quaresmal com o apelo de que nós possamos encarar a conversão a partir das realidade em que estamos inseridos. Por isso, a cada ano, temos um novo tema”…. “A Quaresma é um tempo favorável para a conversão do coração, tem como propósito ser um caminho para os cristãos viverem a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal, rumo à solidariedade de um problema concreto da sociedade brasileira”.
Ao iniciar o debate sobre o tema escolhido para 2022 pela CF, Pe Leomar explicou o porquê de se fazer uma Campanha da Fraternidade sobre educação: “…O processo educativo faz parte da vida de todos….. Saber que educar é uma tarefa com potencial para transformar a sociedade..”, concluiu.
A apresentação do texto-base afirma que a realidade da educação interpela e exige profunda conversão de todos. “Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania. Convida a todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz”, diz um trecho. A Igreja no Brasil, ao aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade, propõe uma reflexão que impulsiona o Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. “Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.