O Apostolado da Oração é um movimento de espiritualidade Apostólica. Uma associação Eclesial de fiéis a serviço da Igreja, do Reino, dos irmãos. Seu nome, Apostolado da Oração, como o próprio nome indica, significa “Oração e Apostolado”.

O carisma desse movimento tem sua fonte na devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Junto a São João Evangelista ao pé da cruz, quando um soldado romano com uma lança atravessou o lado de Jesus. “E de seu coração aberto jorrou sangue e água”. Dessa maneira Jesus revelou seu amor e sua doação por nós. O Coração de Jesus conhece a fundo a cada um de nós e se revela como um coração bondoso e misericordioso. Jesus nos diz “vinde a mim vós todos que estais aflitos e cansados que vos aliviarei”.

A espiritualidade do Coração de Jesus nos joga bem no centro do mistério do Cristianismo que é a religião do amor do Coração.  O Coração de Jesus é Cristo Total no seu gesto misterioso de abrir-nos seu Coração.  O culto ao Sagrado Coração de Jesus não é periferia, devoção lateral, pieguismo, inconsistente, mas centralidade do mistério redentor que se enraíza no Evangelho, tem fundamentação Teológica, Bíblica, Eclesial.

Das obrigações do Apostolado da Oração está o oferecimento do dia com orações, rezando pelas intenções mensais do Papa, oração diária do Santo Rosário, tendo como objetivo sustentar e animar com suas orações a missão evangelizadora da comunidade e da Igreja, reparação por nossos pecados e do mundo inteiro.

Vitalidade do Apostolado da Oração

Santa Margarida Maria Alacoque foi uma das principais religiosas da Igreja a propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ela nasceu na Aldeia de Lautecour, na Borgonha, em 1647. Nessa época apesar de já existir, a veneração não era muito conhecida. A sua missão foi dar-lhe impulso e difusão universal, adaptá-la às necessidades da Igreja Católica nos tempos modernos e fixar as práticas de piedade mais adequadas às novas circunstâncias. Ela teve uma revelação do Sagrado Coração de Jesus quando ouviu: “Meu coração Divino está inflamando de amor pelos homens e por ti. Preciso difundir as chamas do meu coração para enriquecer a todos com os preciosos tesouros do meu coração. Assim nasceu a festa do Sagrado Coração de Jesus.

No Brasil, o movimento existe há 150 anos, quando foi criado o primeiro Centro do Apostolado da Oração a nível Diocesano, na cidade de Itú (SP). Em Maringá, na nossa Catedral, o Apostolado da Oração teve início em 1951, há 70 anos. Todos os membros usam uma fita vermelha. A fita vermelha simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele. A fita estreita é a fita da zelada aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A larga é a da zeladora, que busca novos caminhantes para ajudá-la a servir.

Em todos os lugares onde foi lançada a chama do Coração de Jesus, a devoção continua viva e punjante. Vários são os motivos:

1) Porque é abençoado pelo Coração de Jesus.

2) Porque está alicerçado sobre a força insubstituível da Oração.

3)Porque é simples e despojado em sua estrutura de organização

4)Porque está inserido na Paróquia e engajado na comunidade.

5) Porque busca adaptar -se à caminhada da igreja no Brasil, fiel a igreja de Roma.

6) Pelo dinamismo de seus diretores, Zeladores e associados. O Apostolado da Oração sobrevive porque é obra de Deus.

O movimento do Apostolado da Oração possui duas linhas mestras “Oração e Apostolado”, alicerçadas sobre seis pilares: Oferecimento Diário; A vivência da Eucaristia; O culto especial ao Coração de Jesus; A devoção a Maria Santíssima (a co – redentora); A sintonia com o Papa, o espírito Eclesial e a devoção ao Divino Espírito Santo.

Apostolado da Oração. Associação simples, diáfano com a espiritualidade que nos anima e vitaliza. Devoção que os humildes abraçam com espontaneidade e motivação.

Jesus manso e humilde de coração faça o meu coração semelhante ao vosso.

Que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus continue proporcionando a cada pessoa o alívio das dores, a certeza da paz, a alegria do amor, o incentivo para missão, a disposição para a caridade, o desejo de servir ao irmão.

Escrito por Altairdes F. Cesar – Presidente do Apostolado da Oração da Catedral de Maringá