Reflexão: Liturgia da Solenidade da Ascensão do Senhor – Ano C

“ENQUANTO OS ABENÇOAVA, AFASTOU-SE DELES E FOI LEVADO PARA O CÉU”

A celebração de hoje anuncia o fim do Tempo Pascal e nos coloca na dinâmica da missão de Jesus, que é nossa e iniciará, oficialmente, no próximo domingo, com a solenidade de Pentecostes, quando os discípulos recebem o Espírito Santo e vão para a missão até os confins da terra.

A ascensão do Senhor não é uma festa de despedida de Jesus, embora o clima litúrgico pareça ser, mas é a celebração da certeza de que Ele está sempre conosco, até o fim dos tempos, conforme vimos nas leituras de hoje. Já se passaram quarenta dias da Páscoa, e, nesse tempo, vimos as sucessivas aparições de Jesus aos Seus apóstolos, insistindo que eles não tivessem dúvida da Sua ressurreição. Lucas enfatiza que, antes de se elevar ao céu, Jesus deu instruções aos Seus discípulos, pois essa foi
uma das características da Sua missão neste mundo: ensinar os Seus discípulos a serem continuadores e multiplicadores de Sua missão.

Assim sendo, não devemos nos preocupar com a Sua volta, pois Ele já está entre nós. Cada vez que colocamos em prática o que Ele nos ensinou, Ele se faz presente; Jesus foi para junto do Pai, mas enviou o Espírito Santo para nos guiar.

DIÁCONO SÉRGIO CARRARO
Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Marialva.
Publicado na Revista Maringá Missão, edição 306 – Junho/2025.