No dia 25 de Maio de 2022 às 19h30 foi realizada na Catedral de Maringá, uma formação com os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. A formação foi conduzida pelo Diácono Marcus Geandré, com a benção do padre Delvair Lemonie, vigário paróquial da Catedral e pela coordenadora geral da MECE, Santa Mortean.
Os temas abordados na formação foram sobre as Solenidades e Festas Cristãs. O objetivo principal foi ressaltar a importância de se realizar com muito zelo e espiritualidades os serviços litúrgicos, durante as celebrações. Em especial, nesta noite, o Diácono Geandré falou aos presentes sobre as solenidades de Pentecostes e Corpus Christi:
A solenidade de Pentecostes é celebrada cinquenta dias após a Vigília Pascal, onde recordamos a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria, que se encontravam reunidos em oração, conforme o Senhor Jesus havia pedido antes de voltar para o Pai: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar” (At 1,4). No dia de Pentecostes, a promessa do Pai de enviar Espírito foi realizada, “reunidos no mesmo lugar” (At 2,1), esperando e perseverando em oração (cf. At 1,14). Esta festa é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus. Para nós cristãos, a comemoração do Pentecostes é marcada pela narrativa no livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 2, momento em que os apóstolos de Cristo recebem o Espírito Santo. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos dos Apóstolos 2.1-4).
A Solenidade de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Este é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas e os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
Compartilhamos alguns momentos desta noite de formação:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.