4 º Domingo do Advento

“Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,39-45).

No quarto domingo do Advento, último domingo antes do Natal, se acende a quarta vela da Coroa do Advento. A Coroa toda iluminada significa Deus habitando no meio de nós e Sua luz está conosco na pessoa de Jesus. A singeleza do símbolo nos passa a ideia de uma caminhada de preparação, guiada pela Palavra de Deus que nos mostra a missão de Jesus: propor um projeto de salvação e de libertação que leve os homens à descoberta da verdadeira felicidade.

A liturgia deste domingo nos traz na primeira leitura as profecias de Miqueias (Mq 5, 1-4a) “De ti sairá Aquele que há de reinar sobre Israel”. “Ele será a Paz” (Shallon). Será um mundo novo, será um reino de paz e de amor, não construído com a força das armas, mas construído e acolhido nos corações dos humildes. Na segunda leitura, a carta aos Hebreus (Hb 10, 5-10) “Eu venho para fazer a vossa vontade”. Ela sugere que a missão libertadora de Jesus visa o estabelecimento de uma relação de comunhão e de proximidade entre Deus e os homens. É necessário que os homens acolham esta proposta com disponibilidade e obediência – à imagem de Jesus Cristo – num “sim” total ao projeto de Deus. No Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 39-45) vemos Maria, proclamada feliz e bendita porque soube ouvir a voz de Deus e cumprir sua vontade. Maria enxerga o que o ‘outro’ precisa, é solidária, faz de sua visita a sua prima um dom de proximidade e ternura – “Foi às pressas” para se colocar à serviço e “permaneceu” o tempo necessário para edificação do Projeto de Deus – Como Maria devemos estar atentos às necessidades do nosso próximo, revelando com a nossa vida de serviço aos outros o verdadeiro amor de Deus! Na medida em que cultivarmos estas virtudes essenciais, teremos a possibilidade de, à luz da fé, “ver” o rosto humilde de Jesus Menino que a todos vem salvar. Assim teremos um verdadeiro Natal.

Todos são convocados a escutar e a acolher a boa nova anunciada, na certeza da fidelidade de Deus que cumpre suas promessas de salvação para seu povo. Inspirados pelo Espírito Santo, proclamemos que é Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor prometeu: Deus virá morar no meio de nós!

A todos um Feliz e Santo Natal!!