Terceiro Domingo do Advento! Também chamado pela Igreja de domingo do “Alegrai-vos”, recebe este nome pela primeira palavra em latim da antífona de entrada, que diz: “Gaudéte in Domino semper: íterum dico, gaudéte” (Estai sempre alegres no Senhor, repito, estai sempre alegres (Fl 4,4-5).

Neste domingo se acende a terceira vela da Coroa do Advento, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está próxima. Representa também, a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna.

A liturgia deste domingo lembra a proximidade da intervenção libertadora de Deus e acende a esperança no coração dos crentes. Diz-nos: “não vos inquieteis; alegrai-vos, pois a libertação está a chegar”. A primeira leitura anuncia a chegada de Deus, para dar vida nova ao seu Povo, para o libertar e para o conduzir, num cenário de alegria e de festa, para a terra da liberdade. O Evangelho descreve-nos, de forma bem sugestiva, a ação de Jesus, o Messias (esse mesmo que esperamos neste Advento): Ele irá dar vista aos cegos, fazer com que os coxos recuperem o movimento, curar os leprosos, fazer com que os surdos ouçam, ressuscitar os mortos, anunciar aos pobres que o “Reino” da justiça e da paz chegou. É este quadro de vida nova e de esperança que Jesus nos vai oferecer.

Assim, a liturgia desse período do Advento nos diz que Deus vem ao nosso encontro com alegria por meio de Jesus Cristo. Esta alegria nos vem porque o Senhor está próximo, e devemos nos alegrar mediante fundamento sólido e não em coisas passageiras.

Que este tempo de preparação para a vinda do Senhor seja para nós uma oportunidade de testemunhar Jesus e responder positivamente à sua proposta de conversão e de discipulado. 🙏✨