Catequese de Iniciação à Vida Cristã de Inspiração Catecumenal Crianças e Adolescentes

 

Catequizar:    Fazer ecoar, ensinar, instruir, educar, anunciar, explicar, pregar e falar a Palavra de Deus.

Catequista:  O agente que faz ecoar, anunciar a Palavra de Deus, aquele que ouviu o chamado de Deus, vocacionado,  pessoa de oração e muito amor ao próximo, está sempre pronta a servir a Deus e aos irmãos.

Missão da Catequese: Evangelizar, levar a todos os corações a palavra de Deus, conhecer, aprender amar e enamorar-se profundamente por Jesus, pois somente amamos aquilo que conhecemos.  Ensina-los que a Catequese deve ser permanente e não apenas receber os sacramentos,  e em seguida deixar de ir  a Igreja, mas procurar um grupo de jovens para alimentar os ensinamentos recebidos na catequese.

Objetivo da catequese: Os sacramentos
Preparar os catequizandos para receber os sacramentos de iniciação a vida cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os catequizandos devem estar consciente que a Eucaristia é o centro e o ponto culminante de todos os cristãos.

Fases da catequese:
As nossas crianças devem iniciar a Fase 1, com 7 (sete) anos completos: Exemplo em 2015 são os nascidos em 2007.  Fase 2 são para todos que fizeram a Fase 1 no ano anterior e assim sucessivamente, até chegar a Fase 7 (sete).

Conteúdo da catequese:
A essência do conteúdo da catequese é a Palavra de Deus, trabalhamos os evangelhos dominicais, dentro dos textos são extraídos a vivencia, a doutrina e os mandamentos.  Trabalhamos também o ano litúrgico, para vivenciarem na Celebração da Santa Missa o que aprenderam na catequese. Cada etapa  trabalha com uma linguagem própria para aquela idade, com dinâmicas, cantos e o entusiasmo próprio do cristão que está anunciando a vida de Jesus Cristo. A Fase 1 (um) o tema é: Conhecendo Jesus, temos livro próprio, onde os catequizandos vão conhecendo, vivenciado a vida de Jesus, desde o nascimento a vida pública, morte e ressurreição, tudo é transmitido através de teatro, dinâmicas e  cantos, de uma maneira bem lúdica.

Catequese liturgia:
Desde a Fase 1 os catequizandos são orientados que catequese e liturgia tem que caminhar juntos, o que se aprende nos encontros deve ser vivenciado e celebrado na Santa Missa, portanto a missa dominical é uma necessidade  para o desenvolvimento espiritual daquele ser que está em formação.

Catequese e família:
A família é o alicerce de tudo, os pais são os primeiros catequistas  (ou educadores na fé). É na família que se inicia a vivencia em Cristo, ensinando-os através dos exemplos, orando juntos, levando-os a Igreja desde a mais remota idade. A partir daí, dentro da comunidade catequética, eles darão continuidade à experiência do amor para com os irmãos, vendo Jesus no próximo, partilhando e acolhendo a todos.

Catequese educação permanente:
A catequese é um processo permanente de educação na fé, onde Cristo é o centro de nossas vidas.

Catequese e os eventos:  Cada Fase tem um evento próprio para a sua faixa etária, de acordo com os conteúdos; tudo é preparado com carinho esmero  e muito amor para que ao participar daquele momento fique marcado em sua vida.  Novamente entra a figura importante dos pais incentivando-os a participar deste momento único na vida do catequizando.

Fase 1: Visita ao presépio: escolhemos um presépio para leva-los onde encontramos: música, movimento, onde os personagens são ilustrados de um modo muito dinâmico, alegres e muito colorido, que deixam os pequenos entusiasmado.

Fase 2: Tarde com Jesus: onde contamos a vida de Jesus seguindo     os mistérios gozosos, através de teatro, dinâmica, música mostrando a eles os obstáculos enfrentados por Maria ao visitar sua prima Isabel.

Fase 3: Visita ao a Asilo: evento para toda a família, mostrando aos catequizandos o outro lado da sociedade que não podemos simplesmente deixa-los de lado, fazemos arrecadação de produtos de necessidade dos idosos como: fralda geriátrica, leite e produtos alimentícios, e neste dia servimos um delicioso lanche para todos. Trabalho acolhido muito bem por todos os participantes:

Fase 4: Nesta fase temos dois eventos: 1)-Encontrão: No qual trabalhamos o querigma, através de teatros, palestras, dinâmicas e cantos,  além da equipe de catequistas buscamos auxílio de grupo de jovens da Diocese. 2)- Retiro: onde trabalhamos os mandamentos e em seguida acontece o Sacramento da Confissão.

Fase 5: Nesta fase falamos sobre a Criação – o encontro é o Hally de Deus – onde os jovens através de várias dinâmicas refletem sobre a criação e os relacionamentos com amigos, familiares.

Fase 6: Nesta fase trabalhamos a vida e obra de Jesus – o encontro da fase seis é chamado de Luau – Jesus e seus ensinamentos – que através da dinâmica caça ao tesouro utilizamos varias passagens sobre a vida de Jesus para que os jovens encontrem Jesus como o grande tesouro da suas vidas.

Fase 7  Nesta fase Relembramos os Sacramentos e trabalhamos os Dons do Espirito Santo – o encontro para esta fase chamamos de Desafio das Mascaras – onde o jovem é convidado a fazer uma grande experiência consigo mesmo e com Jesus.

Outros eventos:

Hora Santa

Corpus Christi

Coroação de Nossa Senhora

Arrecadação dos presentes

Mutirão de Coisas Gostosas

 

Coordenação
Elizabeth de Andrade Beltrame
Email: [email protected]
Helena Meneguetti Hizzo
Email: [email protected]
Mercia Regina de Oliveira
Email:  [email protected]

Centro de Catequese: 
Av. Duque de Caxias n° 52 – Zona 01 – Maringá/PR.
Fone: 3031-0380
Email: [email protected]