Para muitas pessoas é estranho falar em Catequese com Adultos. Afinal, catequese não é coisa de criança? Mas, na verdade, a Catequese com Adultos é a menina dos olhos da Igreja, porque lida com aqueles que têm o poder de decisão e que podem influenciar, mais concretamente, a sociedade. E, também, porque a Catequese com Adultos prepara homens e mulheres para que sejam cidadãos do mundo, cristãos convictos, capazes de dar razões da sua fé e da sua esperança, portadores da mensagem do Evangelho onde quer que estejam. Para isso, e atendendo aos insistentes apelos da Igreja, procuramos seguir a proposta da Iniciação Cristã de Adultos. Fazemos juntos, catequistas e catequizandos, um caminho no qual encontros semanais, celebrações da Palavra e celebrações eucarísticas somam-se para formar “adultos na fé”.

Os grupos de Catequese com Adultos não são grupos de estudo, nem são parte de um curso para receber os Sacramentos como “diplomas de conclusão”. Não corremos atrás de ideias, não discutimos teorias, mas seguimos uma Pessoa, o Verbo de Deus feito carne. Tudo nesse caminho da catequese visa levar a uma intimidade com Jesus, a fazê-lo o amigo sempre presente na vida de cada um.
Tal como Jesus fez com os discípulos, ao dizer “Venham e vejam!”, a Catequese começa com a apresentação de Jesus, para despertar o encantamento pelo Mestre e a vontade de segui-lo. Do encanto por Jesus nasce no catequizando, com naturalidade, a busca por um aprofundamento dos seus ensinamentos, até o dia em que possa dizer “Eu quero ser discípulo de Jesus Cristo” e assumir os Sacramentos em sua vida.

O Documento de Aparecida diz que conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber, e fazê-lo conhecido com nossas palavras e ações é nossa alegria. Para nós, catequistas, é mesmo uma alegria muito grande participar desse processo. Sabemos que o Espírito Santo está lá, antes de nós, que somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. Mas, acompanhar as transformações nas pessoas que buscaram a catequese, sentir como elas se abrem ao amor de Deus, tudo isso é motivo de muita alegria.

Na Paróquia Catedral as turmas de Catequese com Adultos são destinadas a adultos com mais de 18 anos, que buscam receber os três Sacramentos da Iniciação Cristã – Batismo, Confirmação e Eucaristia – e, também, aqueles que, tendo sido batizados na infância, não participam da Eucaristia ou não são Confirmados. São oferecidas turmas durante a semana, à noite, em aos sábados, pela manhã. As atividades têm início na primeira semana da Quaresma, e os Sacramentos são celebrados na Solene Vigília Pascal do ano seguinte; as turmas mantêm, ainda, suas atividades até a Solenidade de Pentecostes.

“Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp n.29)