No dia 23 de Agosto de 2021 as 19h30 iniciou-se mais uma formação para novos integrantes do ministério de leitores na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Neste primeiro encontro foi trabalhado a prática de leitura. A formação completa contará com vários encontros, abordando assuntos relacionados a Sagrada Escritura e a liturgia. Os encontros acontece às segundas feiras, até o dia 25 de outubro.

No dia 30/08 a formação foi com o diácono Jair Benália sobre a Bíblia Sagrada, colocando que uma das principais funções do texto bíblico é acender uma luz em nossa mente e abrir nossos olhos para recebermos seu conteúdo e o sentido de sua doutrina. Esta luz quer despertar-nos da fraqueza de nossos critérios e conceitos e levar-nos para a certeza central da fé: Deus está conosco

No dia 13/09 a formação foi sobre a história da salvação com o diácono Agostinho Scalon que ensinou sobre o trajeto do povo e as alianças com Deus até o nosso tempo de hoje, colocando que somos a história da salvação.

No dia 20/09 a formação foi com o diácono Marcus Geandré sobre o ano litúrgico mostrando como se formou o ano litúrgico (Tempo Comum, Ciclo do Natal e da Páscoa). Abordou também sobre a liturgia dominical, primeiro dia da semana – o “dia do senhor”: com a eterna aliança em Jesus Cristo, o recomeço – a nova criação. A ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos aconteceu no «primeiro dia depois do sábado» (Mc 16,2.9; Lc 24,1; Jo 20,1) naquele mesmo dia, o ressuscitado manifestou-se aos dois discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35) e apareceu aos onze apóstolos que estavam reunidos (cf. Lc 24,36; Jo 20,19) passados oito dias – como testemunha o evangelho de São João (cf. 20,26) – os discípulos estavam novamente juntos, quando Jesus lhes apareceu e fez-se reconhecer por Tomé, mostrando os sinais da sua paixão.

E, no dia 27/09, a formação foi sobre leitura orante com Ministra da Eucaristia Santa Mortean que falou sobre o amor de Jesus por nós e como é essencial seguirmos seus passos. Ressaltou que a leitura orante da bíblia de forma lenta e calma, onde meditando e sentindo cada palavra no coração e na alma, podemos ficar na presença intima com Jesus, criando um diálogo profundo que nos orienta e nos preenche com a luz do Espírito Santo.

Abaixo compartilhamos as fotos de momentos especiais de formação e oração!!!